Ficam aqui algumas regras e procedimentos a ter no decorrer de um jogo de Airsoft.
Quando se está na safe zone:
* Nunca andar com a arma a apontar para outros jogadores.
* Ter sempre ter a arma na posição de segurança (selector SAFE).
* Nunca ter os mags (Lowcap ou Highcap, Realcaps ou Drum boxs) colocados na arma .
* Nunca disparar uma arma dentro da Safe Zone.
* Disparar as armas nas zona devidamente preparada para tal (carreira de tiro).
* Caso não exista carreira de tiro, falar com a organização, e escolher um local afastado da safe zone para fazê-lo.
* Fazer cumprir e cumprir integralmente todas as regras acima descritas.
Quando se está em jogo:
* Nunca tirar a protecção ocular, seja em que circunstância for.
* Caso a protecção ocular embacie ou tenha outro problema, para limpá-la fazer o seguinte:
1. Nunca tirar a protecção ocular da cara.
2. Proteger a cara e visão de encontro a um objecto de dimensões consideráveis (árvore, muro, mesmo um colega de equipa, etc)
3. Avisar caso apareça algum jogador, do procedimento que está a efectuar.
4. Depois de limpa a protecção ocular, voltar ao jogo.
* De qualquer maneira, a solução mais segura é caso a protecção ocular tenha problemas sair de jogo sempre respeitando as regras de segurança e resolver o problema na Safe-Zone.
* Um jogador é eliminado caso tenha sido atingido por uma BB no corpo (inclusive fardas, coletes, capacetes, luvas, botas, etc...) ou por rendição. Em casos que a organização de um jogo decida outro tipo de eliminação, a mesma deve ser comunicada previamente.
* Se for um impacto na arma, a mesma fica inutilizada naquele jogo, podendo o jogador recorrer a uma arma de apoio.
* Caso o jogador não tenha arma de apoio, o mesmo deve proceder das seguintes maneiras:
1. Usar uma arma de um colega que ainda esteja em campo.
2. Continuar a jogar sem arma, tentando cumprir algum objectivo, sabendo dos riscos que corre ao não ter como se defender.
3. Regressar à safe zone para poder efectuar respawn (caso haja) ou esperar pelo próximo jogo.
* Caso um jogador tenha sido eliminado, deve proceder da seguinte maneira:
1. Gritar a palavra "MORTO!" de modo que os restantes adversários não disparem mais na sua direcção.
2. Caso o jogador tenha sido eliminado por outro que se encontra numa situação de não ter sido descoberto, o eliminado tenha a decência e sensatez de sair de jogo sem gritar morto de modo a não denunciar o atacante.
3. Isto acontece por exemplo, quando um jogador fez uma progressão "Stealth", ou que esteja escondido bem camuflado, ou que tenha aparecido pelas costas da equipa adversária.
4. Há que dar a hipótese do jogador continuar o excelente jogo e não denuncia-lo de forma abusiva!
5. Nestes casos o jogador eliminado deve sair do local com a arma sobre a cabeça, e só depois de se afastar do local é que deve avisar à passagem para a safe-zone de que está eliminado.
6. Nunca retirar a protecção ocular, até chegar à Safe Zone.
7. Colocar a arma em segurança (SAFE).
8. Tirar os mags da arma. Assim os jogadores adversários podem comprovar que a não está pronta a disparar não disparando contra o jogador eliminado!
9. Colocar a arma acima da cabeça e à passagem para a Safe Zone comunicar em voz alta que está "MORTO!"
Na safe zone, proceder ás regras de segurança e nessa altura pode-se retirar a protecção ocular.
No caso de um jogador seja eliminado por RENDIÇÃO,
cumpre as regras de eliminação como se fosse pelo impacto de uma BB.
A RENDIÇÃO:
* É obrigatória. O airsoft é um jogo de Honra, onde os jogadores adversários se respeitam.
* É um modo de um jogador render outro eliminando-o sem causar dor ou lesões desnecessárias.
* Ocorre quando um jogador em superioridade física ou numérica, encontra um jogador a menos de 5 metros em posição de desvantagem. (atrás de uma árvore, muro, obstáculo, dentro de uma sala quando se sabe que um disparo pode ocorrer a menos de 5 metros, jogador sem arma, a recarregar, etc...
* Não se pede Rendição a jogadores que estejam em igualdade numérica ou em superioridade física, quando se encontram a mais de 5 metros. Como exemplo, frente a frente a uns 10 metros! Aí estamos de igual para igual!
* Sejamos jogadores honrados e com cabeça e não vamos pedir rendição só por pedir.
* O jogador rendido deve de imediato acatar a decisão.